quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um Libertário e seu sonho - Patri Friedman e o Seasteading Institute



Se eu abri este blog foi graças ao cidadão na foto acima que deu este sonho e, a passos curtos, porém firmes, está deixando seu lugar na História. Patri Friedman, ex-empregado do Google, neto do economista ganhador do Nobel Milton Friedman e libertário por natureza, descobriu a possibilidade de se ter mais liberdade simplesmente vivendo em águas internacionais.



E concebeu um projeto, e um instituto para divulgar esse projeto: "The Seasteading Institute".
http://seasteading.org/



A previsão é de que, em cerca de 2015, a primeira plataforma já esteja flutuando no mar perto da costa de San Francisco. Será uma plataforma pequena, para 50 pessoas, em caráter experimental.



A missão do instituto é clara: "Promover o estabelecimento e o crescimento de comunidades oceânicas autônomas permanentes, possibilitando a inovação com novos sistemas políticos e sociais".



Para dar credibilidade ao projeto, Friedman e sua equipe estão evitando de mencionar coisas tais como "novas tecnologias", preferindo usar as já existentes. Portanto, nada de "seacrete" ou OTEC até que tenha sua eficiência comprovada.

O sonho de Friedman, e creio eu, dos libertários em geral, é o surgimento de novas experiências de governo que sejam melhores do que as praticadas hoje. E, se pra isso forem necessárias milhares de nações independentes, que seja, então.

Tem um vídeo aqui com uma palestra dele, feita aqui no Brasil, legendada. Outros artigos em português, estão aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário