quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sealand

Impossível erguer um blog sobre habitações no mar e não falar de Sealand, o menor país (Sério) do mundo.

Sealand nascheu HMS Rough Towers, durante a Segunda Guerra Mundial. Um forte criado para defender a Grã-Bretanha, junto com tantos outros, e desativado tão logo acabou a Guerra. Foi então ocupada pelo major britânico Paddy Roy Bates, na época, proprietário de uma rádio pirata.

Sealand não é considerado um país de jure por nenhuma outra nação, mas Roy Bates afirma que a Alemanha e o Reino Unido consideram Sealand uma nação de facto, pelo fato de um diplomata alemão ter sido recebido em Sealand, e da corte inglesa decidir que não possui jurisdição sobre a plataforma: Sealand se localiza fora do limite do Mar Territorial Inglês.

Apesar de ser apenas uma plataforma, Sealand já foi "invadida" por um alemão que se dizia "Primeiro-Ministro" e que fez Michael Bates, filho de Roy, como refém, e já foi assediada pela Marinha Inglesa, ambas as empreitadas sem sucesso; também foi vítima de incêndio, foi paquerada por organizações piratas, foi palco de um evento esportivo da Red Bull, et cetera, et cetera.

Príncipe Michael está interessado em vender a plataforma, pois não vê mais tanto interesse quanto tinha seu pai. Para todos os efeitos, Sealand é considerada mais uma micronação do que um Estado não-reconhecido.

Seguem vídeos sobre Sealand:













Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Luciana, sou jornalista da revista Época. Quero fazer uma reportagem sobre cidades flutuantes e gostaria de contar com a sua ajuda, se possível...
    Obrigada
    lvicaria@edglobo.com.br

    ResponderExcluir